quinta-feira, 22 de outubro de 2009

AJAV no diário dos Açores



Na edição de hoje do Diário dos Açores, surge uma reportagem feita pelo jornalista Luís Costa acerca do trabalho feito pela nossa associação.
Desde já, aproveitamos para agradecer a disponibilidade e a vontade do jornalista Luís Costa e a esta publicação, em divulgar a nossa Associação.
Fica aqui a notícia.

"“Aprender a Viver” é o nome da primeira associação de juventude da freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, onde se estima que mais de 25 por cento da população residente sejam jovens.Actualmente composta por um pouco mais de 50 associados, a associação foi formada a 10 de Fevereiro do corrente ano, mas a ideia havia surgido há uns anos, num grupo de amigos que cientes dos problemas sociais da freguesia, nomeadamente no Bairro das Laranjeiras, criou este projecto, apadrinhado pela Junta de Freguesia de São Pedro.

Segundo Márcio Silva, reforça-se a importância “se envolverem os jovens e dar-lhes poder de iniciativa” como meio de contornar o uso/acesso a substâncias ilícitas. O presidente desta Associação acredita ser possível atingir esse objectivo dando especial enfoque nas várias actividades de ocupação dos tempos livres.

Trata-se a primeira associação de juventude da freguesia de São Pedro, do concelho de Ponta Delgada. Os principais objectivos são desenvolver actividades e iniciativas a nível desportivo, educativo, social e cultural, que envolvam a comunidade jovem da freguesia, de modo a combater dois dos grandes problemas que a afectam: a toxicodependência e o alcoolismo.

Assim sendo, pretendem criar ao longo do ano diversas actividades de ocupação de tempos livres para as mais variadas faixas etárias da comunidade jovem de São Pedro. De salientar também que pretendem levar a cabo actividades de convívio entre os idosos da freguesia.As actividades e sua calendarização serão divulgadas através da página do hi5, no endereço:
aprender-a-viver.hi5.com,
ou ainda no blog.:
associacaodejuventudeaprenderaviver.blogspot.com
Combate às dependências

O Diário dos Açores esteve à conversa com Márcio Silva, Presidente da Associação Juvenil “Apreender a Viver” a propósito da mais recente associação juvenil da Região Autónoma dos Açores.Márcio Silva, tem 29 anos, é natural da freguesia de São Pedro, é o presidente em funções à nove meses a esta parte. De acordo com o mesmo, a associação juvenil surgiu numa brincadeira entre amigos, através de uma equipa de futsal. A necessidade de levar a equipa de futsal mais além foi uma das razões da criação da associação juvenil.

O projecto em si foi apresentado oficialmente a 10 de Fevereiro do corrente ano. O nome “Apreender a Viver” surge tendo em conta a localização onde se encontra a associação inserida, uma vez que existia uma necessidade expressa de se fazer algo pelos jovens da freguesia citadina de São Pedro dado os graves problemas de toxicodependência e alcoolismo.

O edifício sede da Junta de Freguesia de São Pedro serve por enquanto de casa aos elementos da associação de juventude que no seu dia a dia deparam-se com graves problemas sociais para os quais os jovens estão a reunir estratégias para combater o flagelo da droga e do álcool na zona das Laranjeiras. Assim sendo, conforme nos contou Márcio Silva os 50 elementos da associação têm reunido esforço e através de iniciativas ligadas ao desporto têm reunido os jovens de São Pedro em actividades desportivas, nomeadamente, torneios de futsal, pesca, jogos tradicionais, entre outras actividades de carácter lúdico pedagógico.
Dia de bruxas reúne juventude em S. Pedro

Presentemente, já foi criado no núcleo da associação de juventude uma equipa de futsal designada “AJAV – Associação de Juventude Apreender a Viver”, divida em dois escalões, nomeadamente, infantis e séniores abrangendo desta forma jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos. Numa primeira fase, tratar os problemas das dependências junto das camadas mais jovens é para já a principal tarefa dos elementos da associação juvenil “Aprender a Viver”.

Posteriormente, o desporto na juventude bem como a realização de eventos de carácter social, tais como jantares temáticos e passeios com a população da freguesia serão as próximas prioridades. Já no próximo dia 31 de Outubro, a associação vai levar a cabo uma festa alusiva ao dia das bruxas com a realização de um baile de máscaras no centro multiusos da freguesia.Um dos grandes obstáculos com o qual Márcio Silva se confronta quase diariamente relaciona-se com a questão de apoios concedidos à associação. O presidente da mais recente associação juvenil refere que os empresários locais não estão abertos à concessão de patrocínios, sendo a Junta de Freguesia de São Pedro das poucas entidades que apoia financeiramente a Associação de Juventude Apreender a Viver.

Presentemente, a associação juvenil está a aguardar o Registo Nacional de Associações Juvenis, situação que já se arrasta já alguns meses o que causa alguns constrangimentos de acesso a apoios governamentais por parte da associação.

De acordo com Márcio Silva, todos são bem vindos à participação na vida activa da associação para tal basta preencher a inscrição e participar nas reuniões que se realizam regularmente na sede da junta de freguesia de São Pedro.
Em jeito de conclusão, Márcio Silva deixa como anseio a construção da própria sede, situação que está em andamento numa parceira entre a junta de freguesia de São Pedro e a Câmara Municipal de Ponta Delgada, havendo inclusivamente já um terreno adquirido junto ao pólo residencial universitário.
Aos associados deixa o repto para que participem de forma activa na vida da associação. Márcio Silva evidencia a necessidade de espírito de inter-ajuda entre todos os membros para que num futuro próximo se chegue a bom porto. “Aprender a Viver” é a associação de juventude que está inserida na freguesia mais populosa dos Açores."

in Diário dos Açores (clique para consultar na íntegra)


2 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabens por este trabalho. A freguesia e sua população devem de estar gratas por esta iniciativa.
Penso que esta noticia devia ter o dia em que foi publicada ate para os interessados poderem reve-la na integra, ente outros assuntos...
Felicidades e bom trabalho.

Um enfermeiro.

AJAV disse...

Boas!
No cabeçalho do post, vem a data da publicação deste, e como no início do post diz "Na edição de hoje..." penso que assim estaria explicito a data da notícia no jornal.
De qualquer maneira, agradecemos o seu comentário e a sugestão, assim poderemos trabalhar e melhorar a nossa informação.

AJAV